Batista Renovada de Buritama/SP

Vídeos, fotos, mensagens, palavras que edificam!

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Os Getsêmanis da vida


"Em seguida, foi Jesus com eles a um lugar chamado Getsêmani e disse a seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto eu vou ali orar; e levando consigo a Pedro e aos dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se. Então, lhes disse: A minha alma está profundamente triste até a morte, ficai aqui e vigiai comigo. Adiantando-se um  pouco, prostou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se possível, passe de mim este cálice! Todavia, não seja como eu quero, e sim como tu queres" - Mateus 26:36-39.
Olhamos para Cristo, principalmente nos Evangelhos, e conseguimos enxergar apenas Jesus como Deus, e esquecemos a sua outra natureza: a humana. Se eu te falar: leia o Evangelho de Marcos, agora me fale sobre Jesus, você responderia: Jesus curou um cego, fez andar um paralitico, perdoou uma pecadora, ressuscitou um morto e venceu a morte. Porém, alguém consegue lembrar que: Ele nasceu de uma mulher e de parto normal, Ele trabalhou como carpinteiro, Ele teve fome estando no deserto, Ele chorou, ficou triste, sentiu dores, Ele foi também humano de carne e osso, e sentiu na pele como nós as surpresas que  a vida nos reserva: Os Getsêmanis da vida.
Quando falamos de Getsêmani, estamos falando de lugares e situações que a vida nos proporciona, que muitas vezes não é o melhor lugar para estar, ou o momento que ninguém deseja passar.

Por incrível que pareça, Getsêmani é um jardim, o que tem num jardim? Flores, perfumes, cores, borboletas. Mas, você já teve a sensação de estar num lugar como um jardim, e as flores, os perfumes, as cores e as borboletas não terem sentidos para você? Ou passar tudo despercebido? 
A vida é cheia de jardins, só que esse é diferente dos outros, é o Getsêmani!
O jardim em que as flores, os perfumes e as cores perdem o sentido, porque o que sentimos quando entramos nele são os “espinhos”.

Getsêmani é o lugar da provação!
Getsêmani é o lugar que coloca nossa vida de cabeça para o ar, de uma hora para outra. Parece que o espetáculo da vida para por um instante, tudo a sua volta se silencia, porque chegou a sua vez de passar por ele.
                *Você pode estar rodeado por pessoa, mas se sente só.

*Bebemos o amargo cálice da provação.    

*A tristeza nos encurrala, e ficamos sem saída.

*Angústia e preocupação nos sufocam, e não conseguimos dormir.
Achamos que chegou o fim, que não tem mais jeito, o Getsêmani nos faz questionar aquilo que Deus prometeu que um dia se realizaria: E os meus sonhos? Quando uma mulher recebe a notícia que ela não pode gerar filhos... quando alguém te procura e diz: teu filho está usando drogas, ou foi preso...quando as portas se fecham, e o banco te liga dizendo que sua casa vai a leilão.
De verdade, achamos que chegou o fim, que não tem mais jeito, mas não é o fim, é o começo!   

Jesus sentiu tudo isso na pele como um homem, porque aquele era o seu Getsêmani!

 Ninguém vence o Getsêmani sozinho, quando ele chegar a nossa vida, precisaremos de 3 coisas, que Jesus precisou como homem:


1-      Precisaremos de amigos – Jesus sentiu a necessidade de amigos ao seu lado.


2-      Precisaremos de oração – Jesus queria saber qual era a vontade do Pai, e a oração é a linguagem que Deus conhece.


3-      Precisaremos de Deus – somente em Lucas (22:43-44) está registrado, que um anjo do céu lhe confortava, tamanha a provação que Ele começou a suar sangue.

Talvez todos estão olhando para você e dizendo: Não tem jeito mesmo, é o fim. Até os mais próximos, já jogaram a toalha, como foi no caso de Pedro, que esteve em todo tempo ao lado de Jesus, até mesmo no Getsêmani, mas quando viu o cerco apertando e a situação só piorando, ele nega a Jesus três vezes, porque não conseguia enxergar mais saída:
                * Fim da linha para Jesus
* Desta vez não tem mais jeito, as outras perseguições como dos fariseus e saduceus tinha até uma saída, mas agora tudo mundo o persegue e pede sua vida. 

E, então, retorna para sua vida de pescador, esquecendo a vida de discípulo e as promessas de Jesus, carregando no peito a frustração de ter acreditado que era o fim.

  
Jesus foi morto, e ressuscitou, e antes de ir para o Pai, ele precisava deixar um recado especial para seu amigo Pedro, e esse recado serviria para toda a humanidade:
_ Pedro antes de eu seguir a caminhada eu preciso te dizer algo que é  muito importante: O Getsêmani não é fim, é apenas o COMEÇO!

0 comentários: