Batista Renovada de Buritama/SP

Vídeos, fotos, mensagens, palavras que edificam!

sexta-feira, 1 de abril de 2011

1º de Abril: O dia da mentira


Para os brasileiros hoje é o dia da menrtira, o 1º de abril começou a ser difundido em Minas Gerais, onde circulou "A Mentira", um periódico de vida efêmera, lançado em 1º de abril de 1848, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte. "A Mentira" saiu pela última vez em 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente.

Quem nunca foi pego de surpreso com uma "mentirinha inocente" neste dia?
 
Pois bem, no nosso calendário existe um dia especial para mentira, e ele é celebrado com direito a tudo, de forma sagaz, o pai da mentira: Diabo (João 8:44) é lembrado e cultuado.
A mentira com isso é transformada em algo natural e inofensivo. Quem comprou algo e assinou uma promissória que iria pagar, assinou de mentirinha, quem vendeu tomou prejuizo porque não recebeu. Em uma conversa importante, alguém promete, mas quem acreditou também dançou, porque aquilo era mentirinha. E com isso, uma sociedade que celebra algo que é semelhante a uma epidemia, lógico que sofrerá as consequências. 
 
E se existisse o Dia da Verdade?
Onde a verdade seria celebrada, onde seria enfatizado o valor de ser verdadeiro, eliminando o mal da mentira, sem dúvidas, teríamos ótimos resultados.
Neste dia o mentiroso seria confrontado, ao invés de receber apoio como é feito no "dia da mentira", as atitudes estariam exalando a verdade, um dia que aquele que mentiu confessasse, quando fosse interrogado diria a verdade, se comprasse algo pagasse. Acredito que contribuiria para um mundo diferente.
 
O Brasil é conhecido por seu "jeitinho", o comércio usa um marketing mentiroso para vender, a política é conhecida pelas mentiras esfarrapadas e todo político é tido como mentiroso. O casamento virou piada, porque as juras de amor dita não passou de um engano. Sem falar nas amizades, que na frente é uma coisa e nas costas outra.
 
Hoje é muito dificil alguém acreditar no outro, em tudo parece que ficamos com um "pé atrás", a confiança é um diamante para ser conquistado. Mas, em tudo tempo, vamos celebrar a verdade, e ser verdadeiro:
"Quanto ao mais irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento" (Filipenses 4:8).
 
"O dia da mentira seria cômico se não fosse verdade"


    
 
 

0 comentários: