Batista Renovada de Buritama/SP

Vídeos, fotos, mensagens, palavras que edificam!

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Emanuel

Desvendando o original


Todos conhecem o Messias por seu nome Jesus. Todavia, no Antigo Testamento existe a profecia de que seu nome seria também Emanuel (Isaías 7.14), o que é confirmado, inclusive, no Novo Testamento (Mateus 1.23). No presente artigo estudaremos como o nome Emanuel, analisado a partir do original hebraico, nos revela outras maravilhas sobre a obra redentora de Cristo.

Os mais famosos dicionários de hebraico explicam a origem do nome Emanuel a partir da união de dois elementos: ‘immanu, que significa “conosco”, unido a ‘el, que significa Deus. Assim, Emanuel seria fruto da união entre ‘immanu e ‘el, literalmente “conosco é ‘el” ou “Deus conosco”, conforme a explicação dada em Mateus 1.23. No entanto, assim como a graça de Deus é multiforme (1 Pedro 4.10), o nome Emanuel também guarda um leque de outros significados que exaltam a majestade de Jesus.

Nossa investigação terá dois momentos. O primeiro será explorar a gama de significados de ‘immanu (“conosco”). O segundo, será analisar as possibilidades de tradução do termo ‘el (“Deus”).

A expressão ‘immanu procede de ‘amam, que pode significar “associar”, “eclipsar”, “escurecer”, “abrigar”. Isso porque a raiz de ‘amam é ‘am, termo formado por duas letras, ayin (que significa “olho” e tem a ideia de “olhar”) e mem (que está relacionada com maiym, “água”, e pode significar “massa”). Assim, a raiz ‘am significa “povo”, ou “olhe a massa”, já que um povo é a reunião de uma massa de pessoas. É por isso também que o termo ‘im (que se escreve da mesma forma) significa “junto”. Daí ‘immanu significar “junto a nós”, sendo o “nu” fruto de ‘anachnu, que significa “nós” em hebraico.

Portanto, ‘amam tem a ideia de “associar”, ou “reunião”, como em ‘am, que é uma reunião de pessoas. Assim, Emanuel pode significar “Deus associado conosco”, isto é, “Deus trabalhando em nosso favor” e “Nós trabalhando em favor de Deus”. Esta é a verdadeira associação, quando ambas as partes trabalham com um mesmo fim. E o trabalho que fazemos em união a Deus é “pescar homens” (Mateus 4.19). Deus será conosco se estivermos trabalhando junto com Ele.

Além disso, como vimos, ‘amam também significa “eclipsar”, “proteger” ou “esconder”. Isso porque ‘am anuncia uma grande massa que se aproxima, ou seja, é como se Deus se colocasse em nossa frente, e ficássemos “à sombra do Onipotente” (Salmo 91.1). Isso significa que se estamos associados com Deus, e Ele está conosco, estamos escondidos atrás de sua sombra, e protegidos pela mesma massa de soldados celestiais que cercava Eliseu (2 Reis 6.17) e que servia a Cristo (Mateus 26.53).

O curioso é que ‘amam significa “esconder à sombra”, e sombra em hebraico é tsel, termo relacionado a tselem, que significa “imagem”, como em Gênesis 1.26, onde lemos que o homem foi feito à imagem e semelhança de Deus. Ou seja, o Emanuel é aquele que nos fez debaixo da sombra de sua proteção, como um filho feito à imagem de seu pai, pois por meio de Cristo recebemos o poder de sermos feitos filhos de Deus (João 1.11). Assim, Emanuel também significa “Deus conosco, nos protegendo debaixo de sua sombra, como a filhos feitos à sua semelhança”.

Outra curiosidade é que ‘immanu também pode significar “nosso povo”, como em Jeremias 46.16: “O SENHOR multiplicou os que tropeçavam; também caíram uns sobre os outros e disseram: Levanta-te, e voltemos ao nosso povo (‘el-‘ammênu) e à terra do nosso nascimento, por causa da espada que oprime”. Nesse versículo, os egípcios buscavam refúgio e segurança em seu povo. Nós, porém, não confiamos em homens, carros e cavalos (Salmos 20.7 e Isaías 31.1), mas na força do Senhor, pois ele é nosso povo, nossa nação e nosso refúgio. Emanuel, assim, pode significar “Deus é nosso povo”, ou seja, se Deus está conosco, temos um povo a nosso favor, uma nação celestial que trabalha em nosso benefício (Hebreus 1.14).

Passando à segunda parte do estudo, analisemos o termo hebraico ‘el, geralmente traduzido por “Deus”, mas que também pode ser entendido como “pilar”, como em Ezequiel 40.48. Ou seja, Emanuel também pode significar “Conosco está o pilar”, pois se nossa casa está edificada sobre a rocha (Mateus 7.24), que é Cristo (Atos 4.11), e temos um pilar que nos liga a essa pedra, somos firmes, por meio da Palavra do Senhor, através da fé e por sua graça (Romanos 5.2).

Peço a Deus, em Nome de Jesus, que a firmeza, a unidade e a verdadeira fé que há em Cristo possam abençoar tua vida!

Daniel Lago
Jornalista formado pela UFRJ, doutor em Linguística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e professor de Filosofia da Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tendo estudado hebraico na Sinagoga ARI, em Botafogo – RJ.

1 comentários:

ja fui membro da igreja Batista em Penapolis até qdo vcs continuarao a crer neste nome Jesus como sendo o Messias? este nome esta mais que comprovado que se trata de um nome inventado por roma sistema religioso babilonia papal Ap:18:4 esta escrito Sai dela povo meu fiquem na paz do Ungido o Immanu´ul