Batista Renovada de Buritama/SP

Vídeos, fotos, mensagens, palavras que edificam!

Min. Jovens

Geração Compromisso

Somos o ministério de Jovens da Igreja Batista Renovada de Buritama/SP, temos como compromisso alcançar jovens para Cristo, e estes tornarem peças valiosas dentro do corpo de Cristo, Sua Igreja na terra. E com uma Igreja formada por uma juventude sadia, propagar o Evangelho aos demais, resgatando do mundo, fortalecendo o fraco, amando o próximo e revelando ao mundo a verdadeira luz de nosso único Senhor e Salvador Jesus Cristo.



Cultos:Todo sábado, às 20h,
na Igreja Batista Renovada.
Rua: Antonio Teixeira Duarte, 600 – Gleba 10.
Contato:
renovadaburitama@hotmail.com
(18) 3691-2433


Estamos te esperando neste sábado às 20h!


Programação:

Terça-feira - 19h - Evangelismo Urbano
"Visitamos o hospital da cidade levando uma palavra de conforto para aqueles que estão ali, e Deus tem se manifestado poderosamente, pois as pessoas recebem com tanto amor, até mesmo a equipe do hospital. E estamos desenvolvendo um trabalho social para reformar a sala de internação das crianças. Deus conta conosco para que sejamos a diferença neste mundo, e você pode ser este diferencial".

Quinta-feira - 20h - Visitas nas casas
"Neste dia fazemos visitas nas casas de pessoas, onde podemos ouvir as necessidades e desejos de todos, colocando em oração a Deus tudo, e deixando a semente da salvação viva e regada pelo Espírito Santo".

Sábado - 20h - Culto
"Esse é um dia especial onde nos reunimos para exaltar a Deus, ali todos os jovens juntos fazemos uma verdadeira festa para Aquele que é digno. Louvores, Palavra, Testemunhos - é um momento em que nos fortalecemos em Cristo para vencer o mundo para recebermos a herança que Deus tem nos reservado. Você pode também conhecer, te esperamos com muita alegria na certeza que você será bem recebido, amado, ajudado e entenderá o que é viver em família".

Domingo - 9h - Escola de Missões e Evangelismo



"Pela manhã de domingo a EME tem a classe de jovens onde sentamos e discutimos sobre missões e evangelismo, que é o chamado de todos. Este momento é muito bom, porque aprendemos tanto".









Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.

A oração do Pai nosso nos diz assim: Venha o Teu reino (Mt 6:10)!
Jesus veio trazer para nós um reino diferente de todos que já existiram, Ele trouxe do céu para terra.
E este reino é maior e mais poderoso do que todos, então Jesus começa dar a visão de como seria ele: “Pessoas que vivessem de tal forma ao ponto de constranger a sociedade humana com um profundo impacto, forçando até mesmo sem palavras, sem alardes, pressões ou manipulações, a que o mundo glorificasse o Pai que está nos céus”.
O que chama a atenção é que naquele tempo existiam grandes grupos religiosos, vivendo cada um seu jeito e modo, vidas secas e ocas, palavras frias e mortas, uma religião falida: pessoas cheias de motivações e desejos religiosos, mas vazios de Deus. O pior problema de muitas religiões é que elas têm falado muitas coisas, pedido para faça muito e exigido das pessoas absurdos, mas Deus está longe e os corações dos seus seguidores estão vazios, porém, suas costas estão pesadas porque carregam essa religião.
Por exemplo:
Essênios – comparados aos monges, viviam as margens do Mar Morto e exigiam que vivessem separados do mundo, dizendo ser a separação do bem e do mal, os que não aceitasse esse modo de vida estava condenado ao juízo.

Fariseus – que diziam ser os melhores, eles queriam ser tão perfeitos que acabaram caindo num mundo de fantasias, fantasiando seu corpo externo:
Numa passagem bíblica Deus disse: Guarda a Palavra na tua cabeça – eles amarravam uma caixinha de couro com um pedaço da Lei dentro e colocava na testa. Põe a minha Palavra no teu braço direito – também amarravam caixas ao braço contendo a Palavra. Com isso eles queriam mostrar que faziam à vontade de Deus. Foi então que Jesus bateu forte contra eles chamando de sepulcros caiados: belos por fora, mas por dentro mortes, falam e não cumprem, maltratam e exploram as pessoas.

Saduceus – compostos por sacerdotes, que tinham a responsabilidade de cuidar do culto, trabalhavam dentro do templo fazendo cerimônias e os sacrifícios. Consideravam superiores e especiais, que não tinham contato com as pessoas, trancados numa prisão religiosa.

Surge Jesus, neste ambiente religioso, não procura nenhum desses grupos, nem se dirige a uma platéia formada por essênios, fariseus e saduceus, Ele escolhe uma platéia de gente que não tinha esse “pedigree”, que não carrega uma fachada, gripe ou marca religiosa, mas gente tão comum, como: pescadores, cobradores de impostos, prostitutas, gente simples que vem de toda parte, doentes, angustiada, oprimida, gente de todo tipo. Jesus olha para aquelas pessoas, assim como olhou para nós, e consegue enxergar o que ninguém mais vê, enxergando um potencial que só Deus consegue ver!
Jesus olha para aquela gente que não tinha nome conhecido, gente sofrida e desprezada, com problemas, sem qualquer prestígio e diz: Vós sois o sal... Mt 5:13.
Só Jesus pode olhar para um grupo de anônimos e indigentes e dizer: Vós sois o sal... Jesus estava querendo dizer: Vou transformar vocês naquilo que vai dar gosto para o mundo, jogar uma pitada de Deus neste mundo, e conto com vocês para serem esse tempero.   

Somente Jesus pode olhar para você e te compreender, nem pai ou mãe, namorado ou amigo, são capazes de nos aceitar totalmente, sempre tem algo em nós que não agrada. Só que Jesus nos aceita como somos, a única coisa que Ele não aceita é o pecado!
    
O que é ser sal fora do saleiro?
Quando Jesus disse ser sal da terra, não estava se referindo a terra que nós plantamos, mas a sociedade, o mundo a fora. O ambiente alvo que deve ser impactado é o mundo. No entanto, Jesus disse: Não peço que os tire do mundo, e sim que os livres do mal; santifica-os na verdade, a Tua palavra é a verdade; assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo – Jo 17:15. 

Vamos viver num ambiente totalmente diferente do nosso, não para misturar com ele e perder o nosso sabor, e sim para transformar.
Jesus está dizendo: que a nossa vida tem que ter o sabor que o mundo não experimentou algo fantástico, ser o gosto para o desgosto dessa terra.

Agora, se o sal fica com gosto da terra ele torna insípido (sem sabor), e não passa de um monte qualquer, igual a todos. Sal só é sal com o seu sabor inconfundível.

1-    Sal – para levar gosto ao desgosto da terra.
2-    Sal – fora do saleiro, na terra = no mundo.

E por fim, Jesus não diz: “Você é o sal”, e sim: “Vós sois o sal”. Isso é plural, comunhão, amizade, companheirismo.
Uma andorinha não traz verão, porém, uma revoada de andorinhas anuncia um novo tempo.

A vitória desse time nosso não está em apenas eu ou você ser o sal, mas em nós sermos o sal!   




Como ser sal fora do saleiro?


Quando olhamos para Jesus percebemos que Ele escolhe lugares totalmente contrários ao que pensamos, não ficando confinado a um templo religioso, preso apenas as 4 paredes da igreja, e sim ocupando seu ministério em meio à sociedade humana, onde a realidade da vida acontece de verdade (Onde há encontro de olhares: olho no olho, de personalidades: uma diferente da outra, de manias, jeitos, costumes, modas, de caráter: pessoas de bem que falam e cumprem, ajudam, somam, e também pessoas más que mentem, trapaceiam e agem na malandragem).

Por exemplo, o lugar mais freqüentado por Jesus em seu ministério foi à praia, o mar (Mateus 13:1; Marcos 4:1; Lucas 5:3; João 21:4) – Onde falou as parábolas, ensinou a multidão, usou o barco de pulpito.

Ele escolhe os lugares comuns, e até mesmo inusitados (onde quase ninguém costuma ou deseja ir): cemitério visitar os gadarenos, casamento em Caná da Galiléia, na casa de cobradores de impostos (odiados pelo povo) – assim era a vida do Mestre.

Ser sal é ser amigo de todos: ladrões, prostitutas, corruptos, e não ser conivente com eles, mas mostrar a porta aberta para a salvação. É trazer esperança aqueles que não conseguem ver mais nada a sua frente (porque falar de prosperidade ao rico é ótimo, de planos e sonhos a um jovem de família afortunada é simples, de alegria e vida aquele que tudo está indo bem é maravilhoso; agora falar de prosperidade ao pobre e vida ao que está morto é uma tarefa difícil e necessária):

“A vida se resume em duas coisas: nascer e morrer. Mas, tem pessoa que só consegue enxergar que ela vai morrer, acreditando que a morte vai resolver o seu problema ou até mesmo por ter um olhar pessimista, esquecendo que vitória de tudo está na vida – tragada foi a morte pela vitória (1Co 15:54) – o Autor da Vida venceu! Ao invés de olhar para o morrer, antes, deve olhar para o fato de ter nascido, pois nisto existe um propósito: Deus não deu vida a ninguém para se alegrar com a morte dela, mas o prazer de Deus é ver a vida resplandecer nesta terra”.

Ser sal é gerar a vida de Deus nestas pessoas, ser o gosto do desgosto delas.

Para Jesus existia aquele ditado: “o que cair na rede é peixe” – Parábola da rede (Mt 13:47)“recolhe peixes de toda espécie” – com isso, Jesus acaba com o “Nazismo religioso”, com a segregação religiosa (afastar-se, separar-se) – eu sou melhor que os outros, não se mistura com esse povo. Porém, perante Ele os diplomas não valem nada, os títulos são apagados, não há separação ou acepção, todos são pobres pecadores que muitas vezes esconderam suas obras más dos homens, mas agora elas estão claras e visíveis diante de Deus.

Onde está o erro da nossa missão?

O mundo é o nosso alvo, só que muito interessante que quando nos deparamos com o mundo encontramos um modelo para viver pronto: deve ser assim, fazer assim, viver assim, porque é assim! E nos aquietamos ao ponto que aceitamos tudo e a nossa vida se torna igual à de todos (se é assim, vamos então viver assim).

Jesus nos chamou para ser sal = fazer a diferença. É muito cômodo chegar e engolir um discurso já pronto, apenas engolir o que os outros mastigaram. Ex: Daniel, Hananias, Mizael e Azarias. A Igreja, e aqueles que Jesus chamou muitas vezes tem dado nojo, porque aqui dentro gritam, esbravejam, bate no peito, mas lá fora que é o lugar do confronto, da verdade, se calam, silenciam –

(Existe uma frase: O que me preocupa não é o grito dos violentos. É o silêncio dos bons, de Martin Luther King – um pastor negro que enfrentou nos EUA um sistema pronto que discriminavam os negros, lutou contra o racismo e declarou um dos mais famosos discursos do mundo: I have a dream (eu tenho um sonho) - "Eu tenho um sonho que um dia esta nação se erguerá e viverá o verdadeiro significado de seus princípios: 'Nós acreditamos que esta verdade seja evidente, que todos os homens são criados iguais.' Eu tenho um sonho que um dia minhas quatro crianças viverão em uma nação onde não serão julgadas pela cor de sua pele, mas sim pelo conteúdo de seu caráter." – no dia 20/01/2009 se cumpre uma das suas profecias: Barack Hussein Obama é empossado se tornando o primeiro presidente negro da história dos EUA – Tentaram para King na luta contra esses discursos prontos que a sociedade propaga, assassinaram-no na intenção de apagar um exemplo para o mundo de coragem, que não aceita o que os outros empurram “guela abaixo”, ele morreu, mas suas palavras estão vivas, e o seu exemplo influenciando muita gente. Homem que o mundo não era digno! ).

E ao olhar para Cristo podemos ver que Ele pregou a todos; não escolheu uma classe social, uma cor de gente, apenas um povo, e sim, todos! Ao ponto que no meio destes vieram seus discípulos, apóstolos e outros.

A nossa missão muitas vezes seu valor é desconhecido por nós mesmos, porque achamos que é tudo em vão, ou não é necessário, porém, aqueles que ouvem ou deixaram de ouvir: são os missionários que ainda não tem missão, levitas que ainda não tocaram, pastores que ainda não assumiram suas igrejas. Porque antes daqueles que vieram a ser apóstolos e outros, eles eram pessoas simples e comuns (Um certo jovem indiano saiu ao mundo em todas as religiões em busca do verdadeiro encontro com Deus, e ao chegar na europa se deparou com uma Igreja Cristã, todo sujo e com fome ninguém sentou-se ao seu lado, rejeitando-o, e no final do culot pediu ao pastor para dormir na Igreja, um pouco de comida e em todos os seus pedidos de ajuda ouviu um não. Esse jovem é Mahatman Gandhi, indiano, no final da sua vida disse em um encontro com vários cristão: Eu creio no vosso Cristo, só não creio no vosso cristianismo. Somando milhões de seus seguidores) .

Somente aqueles que enfrentaram um sistema pronto, não aceitaram o discurso pronto venceram, e marcaram seu nome na história. Mas, porque a maioria não? Porque não entenderam o propósito da vida, chegaram e engoliram o que estava pronto, partiu sem deixar saudade, mas os poucos que ousaram venceram e deixaram um legado.