Batista Renovada de Buritama/SP

Vídeos, fotos, mensagens, palavras que edificam!

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

A oração de Isaque


A oração de Isaque

“Todos se rirão comigo, se alegrarão com o meu milagre.” (Gn 21.6-7.)

Isaque cresceu num ambiente de oração e de adoração. O seu nascimento fora um milagre tremendo, que podia ser comprovado por todos os que fossem à tenda de Abraão. Ali estava Sara, com seus noventa anos, amamentando o pequenino que lhe nascera. Como o Senhor Deus de Abraão era bondoso e fiel! Ele havia prometido ao seu servo um filho e cumpria a sua palavra. O nome do menino traduzia toda a felicidade do casal, Isaque quer dizer “riso”. O casamento de Isaque com Rebeca também foi resultado de oração. Eliézer, o mordomo de seu pai, recebera a incumbência de ir a Padã-Harã buscar-lhe uma esposa idônea, pertencente à família de Abraão. Com tal tarefa, Eliézer sabia que não poderia falhar em sua missão, por isso orou ao Deus de Abraão, e seu próprio Deus. Ele pediu que o Senhor o conduzisse e lhe mostrasse, através de um sinal, qual moça seria a escolhida de Deus para o filho de seu senhor. A moça que tirasse água para ele e também, espontaneamente, se propusesse a dessedentar os camelos da caravana de Eliézer, esta seria a esposa de Isaque. E Rebeca foi aprovada e reconhecida como tal. Um casamento feliz para o filho da promessa. De sua descendência, Deus enviaria ao mundo o salvador da humanidade, o Messias.

Isaque presenciou toda a cena da maior prova de fé de seu pai. O Senhor Deus pediu a Abraão, em holocausto sobre o altar de adoração: a vida de seu filho amado. Isaque percebera que aquela adoração seria diferente de todas as que vira seu pai dedicar a Deus. Ele perguntou pelo cordeiro para o sacrifício, ao subir o monte Moriá, e ouviu a resposta de fé: “Deus proverá para si, meu filho, o cordeiro para o holocausto.” (Gn 22.8.) Abraão não negara ao Senhor o que tinha de mais precioso sobre a terra: o seu filho único, o herdeiro, o que levaria a semente da promessa para o resgate dos homens todos... Abraão estava pronto para oferecer Isaque sobre o altar. Ali estava amarrado e deitado sobre a lenha do altar de pedras toscas. Quando seu rosto foi virado para o lado e Abraão se preparava para imolar o filho, do céu, lhe bradou a voz do Anjo do Senhor, dizendo: “Abraão! Abraão! Ele respondeu: Eis-me aqui! Então lhe disse: Não estendas a mão sobre o rapaz e nada lhe faças; pois agora sei que temes a Deus, porquanto não me negaste o filho, o teu único filho.” (Gn 22.11-12.) Ali, naquele momento, o Deus de Abraão também seria o Deus de Isaque. Ele conhecera o amor, a bondade, a fidelidade, a justiça, a santidade do Deus de seu pai...

Nas experiências dos pais com Deus, os filhos também se tornam verdadeiros adoradores.

Tudo o que fazemos nesta vida repercute em nossa descendência e devemos sempre nos lembrar que estamos escrevendo capítulos de nossa história que ficarão para a posteridade. Devemos ser modelos de vida, como referenciais, para os nossos filhos e para todos os que virão depois de nós... Isaque prosseguiu buscando a Deus em oração e levantando altares de adoração. Ele agia como adorador. Como servo fiel do Deus único e verdadeiro, o Criador dos céus e da terra. Logo após o seu casamento com Rebeca, sua vida devocional de oração se revelou de maneira intensa. Durante vinte anos, Isaque orou para que sua esposa pudesse gerar filhos. E, aos sessenta anos, ele foi pai dos gêmeos: Esaú e Jacó. Vemos Isaque buscando a Face do Senhor nos momentos de decisão e dificuldade. Por exemplo, quando houve fome em Canaã, ele não foi para o Egito, como seu pai, em épocas passadas, mas recebeu a orientação do Senhor para que ficasse em Canaã, na terra de Abimeleque, em Gerar. Ali semeou, em meio à aridez da seca. Uma atitude totalmente “louca” para um agricultor: semear em tempo de ausência de chuva, em plena sequidão. Mas Isaque estava obedecendo ao Senhor. Ele havia buscado sua direção e decidira obedecer ao que Deus lhe ordenasse fazer (Gn 26.12-14). Isaque aprendera o caminho da fé, com seu pai Abraão. O que Deus lhe dissesse para fazer, ele o faria. Para onde Deus o mandasse ir, ele iria. O Deus de Abraão era também o seu Deus, aleluia! A vida de Isaque nos revela o descanso em Deus. Ele amava ao Senhor e sabia que Ele era poderoso para fazer in finitamente mais além de tudo o que pedimos e pensamos... Quando nos propomos a buscar ao Senhor, devemos estar dispostos a obedecer-lhe a voz, mesmo que tudo nos pareça tão estranho ou mesmo “loucura”... O cristão aprendeu a orar com o Senhor Jesus e a confiar inteiramente Nele, dependendo de sua graça para tudo na vida. Portanto, descanse nele, cumpra a sua vontade e fortaleça-se em sua Palavra. Aprenda a entregar tudo sobre o altar da adoração, e coloque ali, também, a sua própria vida. E experimente como é maravilhoso servir e adorar ao Deus de Abraão e de Isaque, ao Deus que se manifesta com o seu poder e nos ensina a olhar para Ele, permitindo que Ele possa suprir as nossas necessidades e nos levar a conhecê-lo mais perto. Vale a pena orar! Vale a pena adorar ao Deus de Abraão e de Isaque! Vale a pena entrar nesta dimensão de vida abundante em Cristo Jesus! Experimente

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Uma vida de adoração


Adorar deve ser mais do que uma prática cotidiana na vida do cristão; deve ser um estilo de vida

Um Deus Criador, amável, justo e misericordioso como o nosso, deve ser adorado eternamente, em espírito e em verdade, conforme no diz a Palavra. Enquanto servos e filhos de Deus, precisamos entender que adoração é mais que uma prática, ela é um estilo de vida. “Celebrai com júbilo ao SENHOR, todas as terras.” (Salmo 66.1.) Em toda a terra, milhões e milhões de pessoas louvam e exaltam aquele que é merecedor de adoração.

Mas será que o Senhor tem encontrado verdadeiros adoradores? Será que ao trabalhar, estudar, descansar, fazer compras, viajar, sair com os amigos e em várias outras situações, o povo de Deus tem realmente vivido a plenitude de uma vida gerada para a adoração?

“A minha alma espera somente em Deus; dele vem a minha salvação.” (Salmo 62.1.) Esperar em Deus é confiar na infalível ação dele, logo, também, é adorar. Constantemente, fazemos tantas coisas que podem ser consideradas banais, entretanto, não podemos nos esquecer de em tudo devemos adorar ao Senhor. A diferença de quem tem o estilo de vida de adoração para quem não tem é a percepção de que cada ato do seu dia pode ser melhor, mais puro, mais santificado. É um processo difícil de iniciar, pois é preciso se desfazer de atitudes já intrínsecas à personalidade. Contudo, depois que se adapta, percebe-se o quanto é satisfatório e viável uma vida assim.

Abraham Lincoln, um dos maiores presidentes dos Estados Unidos e cristão convicto, disse certa vez que Deus não criou o homem para durar um dia. Deus sonhou e criou o homem para a vida eterna. Vida baseada em santidade ao Deus Criador e na adoração ao seu Filho, que veio a Terra para renovar a lição de amor ensinada pelo Pai.

Não são poucos os motivos para que tenhamos um estilo de vida diferente, mas o principal é entender que Deus é o centro das nossas escolhas e atitudes. Quando entendermos isso, veremos, também, que Deus guiará todas as coisas em nossa vida.

O Espírito convence e a oração confirma, busquemos mais do Senhor e vivamos uma nova etapa dos nossos dias, para que sejam cheios de louvor puro, oração fervorosa e autêntica, testemunhos agradáveis e de muita alegria. Não o adoraremos apenas em situações grandiosas, o adoremos em todas as circunstâncias, na tristeza e na dor, na escassez e na abundância, na ajuda aos necessitados, “porquanto, qualquer que vos der a beber um copo de água em meu nome, porque sois discípulos de Cristo, em verdade vos digo que não perderá o seu galardão.” (Marcos 9.41). Enfim, sejamos procurados e encontrados por Deus como verdadeiros adoradores (João 4.23).

Adoremos ao Senhor em todo tempo, louvemos a Ele com todos os sons!

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Acesse a rádio




Pessoal uma nova rádio evangélica está no ar:
www.radioadorar.com.br

Do nosso amigo e irmão Mizael, da cidade de Agudos. Além dos louvores, e você pode ouvir também pregações da nossa Igreja, do culto dos jovens. Indicamos a Rádio Adorar! 

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Tudo o que plantar você colherá



Tudo o que plantar você colherá
Entendendo a recíproca verdadeira de dar e receber

Muitas vezes queremos colher aquilo que não plantamos. Outras vezes reclamamos da colheita. Contudo, precisamos compreender que a colheita está relacionada com a semente que plantamos. Se você plantar semente de abacaxi, será isso que Irã colher, não há como mudar. Tudo em sua vida está relacionado com as sementes que plantamos. Se você plantar sementes de acabaxi, será isso que irá colher, não há como mudar. Tudo em sua vida está relacionado com as sementes que não são boas, e depois se desesperam com a colheita. Outras não conseguem enxergar o poder da semente que têm nas mãos, e a plantam no lugar errado. Deus nos deu algumas sementes. Por exemplo, o amor é uma semente. Se plantar amor, você colherá amor. O tempo é outra semente. As pessoas afirmam não ter tempo, mas quando dizem isso na verdade estão dizendo que Deus foi injusto, pois Ele deus vinte e quatro horas para todos nós. A questão é como nós utilizamos e quais são nossas prioridades. O dinheiro também é uma semente. Você é um armazém ambulante de sementes poderosas dadas por Deus para influenciar o seu presente e mudar o seu futuro. Você está enfrentando dificuldades financeiras? Não está tendo boas colheitas? O problema é que você gasta sementes naquilo que não lhe será devolvido na medida de Deus. Quando planta as suas melhores sementes no Reino de Deus, elas irão refletir no futuro em uma grande colheita. Você será abençoado no futuro, elas não envelhecerão. Você desfrutará amanhã das sementes que plantou hoje no Reino de Deus. Toda semente contém uma instrução invisível – ela sempre produzirá aquilo para o qual foi plantada. Por que as pessoas continuam vivenciando pobreza, ruína, miséria, escassez? Por que planejam e não acontece? Por que elas sonham e não vivem? Porque não usam o poder da semente que têm nas mãos para destruir a pobreza, a escassez e as dificuldades. Toda semente que você plantar no Reino de Deus frutificará, no mínimo, segundo Jesus disse: “30, 60 e 100 por um”, não apenas no que diz respeito a finanças, mas para doas as bênçãos de Deus: graça, misericórdia, amor, socorro, livramento, salvação etc.

O problema não está na semente, mas em quem a administra. Quando estive em Israel, vi pessoas plantando no deserto, colhendo e exportando frutas para a Europa inteira, pois usam um sistema de irrigação. Em qual solo você tem plantado as suas melhores sementes? Plante sementes em um solo fértil, para o seu futuro. O conceito do mundo é “quanto mais se tem, mais se gasta”. O conceito de Deus é “tudo aquilo que recebemos é de acordo com o que plantamos”. Aprenda a viver de acordo com o resultado daquilo que você planta.

DESAFIO DA SEMANA: Se você entendeu esse princípio poderoso, honre ao Senhor com a sua melhor semente