Batista Renovada de Buritama/SP

Vídeos, fotos, mensagens, palavras que edificam!

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Eu cavava cantando um hino de louvor

Em meio à maior tragédia climática do Brasil, que já deixou mais de 600 mortos desde terça-feira (11) na Região Serrana do Rio de Janeiro, algumas imagens marcaram e emocionaram o país. São exemplos de superação em meio a tanto perigo, dor e medo. Como o bebê Nicolas, que completa sete meses neste domingo (16), quatro dias depois de seu salvamento e de seu pai, Wellington Guimarães, que ficaram soterrados por 15 horas e sobreviveram a dois desabamentos.

“Dou graças a Deus de ter perdido a noção do tempo, tenho certeza de que foi Deus ali”, disse o pai. Nicolas continuava calminho, como no momento do resgate.

Na última terça-feira (11), Wellington e a mulher, Renata, resolveram passar a noite na casa da mãe dela por causa da chuva. O casal, a sogra e o bebê estavam dormindo no mesmo quarto.

“Eu acordei com aquele barulho de coisa vindo e não lembro, não sei, parece que eu tentei sentar na cama. De repente tudo parou, foi coisa de segundos, não dá tempo nem de gritar. A Renata e a Fátima faleceram na hora. Inclusive uma perna minha estava meio presa nela”, lembra Wellington.

Nicolas estava vivo, mas longe de Wellington. “Ele chorava, chorava, chorava e eu não tinha como estar perto dele, porque eu estava com as pernas presas. Eu consegui tirar uma perna, a outra estava mais embaixo, e aí foi quando eu comecei a chamar por socorro. Veio um rapaz e foi chamar o bombeiro”, continua o sobrevivente.

Salvos de dois desabamentos
Os bombeiros chegaram, mas não conseguiram resgatar pai e filho. “Eles ainda falaram: ‘Gente, cuidado com a barreira’. Aí eu fiquei imaginando: barreira só podia ser o morro. Quando eles acabaram de falar isso, não passou cinco minutos desceu a queda e soterrou eles também”, disse o pai de Nicolas.

Era o segundo desabamento. “Eu não tenho noção de nada, eu orei muito, pedi muito a Deus. Eu cavava cantando um hino de louvor a Deus. Cavei o tempo todo. Minha mão está toda arrebentada, dá para perceber”, disse Wellington, que cavou até chegar perto de Nicolas.

“No primeiro momento que eu peguei ele, ele se acalmou. Eu juntava saliva na boca para dar a ele para pelo menos molhar a boca dele. Eles [os bombeiros] estavam com a máquina em cima. Então, eu percebi que eles estavam cavando com vontade, achando que não tinha ninguém. Ninguém dizia que tinha alguém vivo ali. Aí eles chegaram bem perto. Chegou abrir um feixe de luz sobre a madeira. Eles perguntaram: ‘Tem alguém aí?’. ‘Estou eu e meu filho’. ‘Vocês estão bem?’. ‘Estamos’. ‘Tem mais alguém?’ Eu falei: 'minha esposa e minha sogra, mas elas estão mortas’. E aí eles conseguiram abrir um buraco, me deram água”, relembra Wellington.
“Ele engasga muito com água, então eu botava água na boca e dava na boca dele. Aquele primeiro contato que ele viu que era água, ele agarrava no meu rosto assim e abria a boca, igual quando ele pede comida, para pedir água. Com a língua, eu controlava a água que ele bebia, ele mamava na minha língua. Assim foi que eu fui hidratando ele, e ele bebeu tanta água que dormiu. Depois ele acordou e pediu água de novo, agarrava no meu rostinho, quando teve um pouco de claridade, a gente conseguiu ver um ao outro”

Abraçados, pai e filho esperaram pelo salvamento. “Ele ficava quietinho no meu colo. Quando eu dei ele, ele saiu rindo. Dentro da ambulância, ele estava conversando”, lembra.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Campanha de arrecadação


CAMPANHA DE APOIO AS VITIMAS DO DESASTRE NAS REGIÕES AFETADAS DO RIO DE JANEIRO

A Igreja Batista Renovada de Buritama em parceria com a Guarda Civil Municipal de Birigui e a Defesa Civil do Município, está organizando campanha de solidariedade em favor das vitimas da tragédia na região Serrana do Rio de Janeiro.

Para isso, o Comandante da Guarda Civil Municipal ROBSON ANTONIO PEREIRA, disponibilizou um caminhão da corporação para recolher a arrecadação da cidade de Buritama, na Igreja Batista Renovada.

A campanha tem o objetivo de arrecadar donativos para serem enviados às vítimas do maior desastre natural já ocorrido no Brasil, conforme segue abaixo:

►PRODUTOS DE LIMPEZA


►PRODUTOS DE HIGIENE


►ROUPAS / CALÇADOS


►ÁGUA MINERAL


►ALIMENTOS NÃO PERECÍVEIS

Local: Igreja Batista Renovada de Buritama
Endereço: R: Antonio Teixeira Duarte, 600
Fones de contato: (18) 3691-2433; 9761-0017; 9624-8086.
Horário: 8h às 16h



Informações:
www.renovadaburitama.blogspot.com
(18) 3641-8088 – Guarda Civil Municipal

Emanuel

Desvendando o original


Todos conhecem o Messias por seu nome Jesus. Todavia, no Antigo Testamento existe a profecia de que seu nome seria também Emanuel (Isaías 7.14), o que é confirmado, inclusive, no Novo Testamento (Mateus 1.23). No presente artigo estudaremos como o nome Emanuel, analisado a partir do original hebraico, nos revela outras maravilhas sobre a obra redentora de Cristo.

Os mais famosos dicionários de hebraico explicam a origem do nome Emanuel a partir da união de dois elementos: ‘immanu, que significa “conosco”, unido a ‘el, que significa Deus. Assim, Emanuel seria fruto da união entre ‘immanu e ‘el, literalmente “conosco é ‘el” ou “Deus conosco”, conforme a explicação dada em Mateus 1.23. No entanto, assim como a graça de Deus é multiforme (1 Pedro 4.10), o nome Emanuel também guarda um leque de outros significados que exaltam a majestade de Jesus.

Nossa investigação terá dois momentos. O primeiro será explorar a gama de significados de ‘immanu (“conosco”). O segundo, será analisar as possibilidades de tradução do termo ‘el (“Deus”).

A expressão ‘immanu procede de ‘amam, que pode significar “associar”, “eclipsar”, “escurecer”, “abrigar”. Isso porque a raiz de ‘amam é ‘am, termo formado por duas letras, ayin (que significa “olho” e tem a ideia de “olhar”) e mem (que está relacionada com maiym, “água”, e pode significar “massa”). Assim, a raiz ‘am significa “povo”, ou “olhe a massa”, já que um povo é a reunião de uma massa de pessoas. É por isso também que o termo ‘im (que se escreve da mesma forma) significa “junto”. Daí ‘immanu significar “junto a nós”, sendo o “nu” fruto de ‘anachnu, que significa “nós” em hebraico.

Portanto, ‘amam tem a ideia de “associar”, ou “reunião”, como em ‘am, que é uma reunião de pessoas. Assim, Emanuel pode significar “Deus associado conosco”, isto é, “Deus trabalhando em nosso favor” e “Nós trabalhando em favor de Deus”. Esta é a verdadeira associação, quando ambas as partes trabalham com um mesmo fim. E o trabalho que fazemos em união a Deus é “pescar homens” (Mateus 4.19). Deus será conosco se estivermos trabalhando junto com Ele.

Além disso, como vimos, ‘amam também significa “eclipsar”, “proteger” ou “esconder”. Isso porque ‘am anuncia uma grande massa que se aproxima, ou seja, é como se Deus se colocasse em nossa frente, e ficássemos “à sombra do Onipotente” (Salmo 91.1). Isso significa que se estamos associados com Deus, e Ele está conosco, estamos escondidos atrás de sua sombra, e protegidos pela mesma massa de soldados celestiais que cercava Eliseu (2 Reis 6.17) e que servia a Cristo (Mateus 26.53).

O curioso é que ‘amam significa “esconder à sombra”, e sombra em hebraico é tsel, termo relacionado a tselem, que significa “imagem”, como em Gênesis 1.26, onde lemos que o homem foi feito à imagem e semelhança de Deus. Ou seja, o Emanuel é aquele que nos fez debaixo da sombra de sua proteção, como um filho feito à imagem de seu pai, pois por meio de Cristo recebemos o poder de sermos feitos filhos de Deus (João 1.11). Assim, Emanuel também significa “Deus conosco, nos protegendo debaixo de sua sombra, como a filhos feitos à sua semelhança”.

Outra curiosidade é que ‘immanu também pode significar “nosso povo”, como em Jeremias 46.16: “O SENHOR multiplicou os que tropeçavam; também caíram uns sobre os outros e disseram: Levanta-te, e voltemos ao nosso povo (‘el-‘ammênu) e à terra do nosso nascimento, por causa da espada que oprime”. Nesse versículo, os egípcios buscavam refúgio e segurança em seu povo. Nós, porém, não confiamos em homens, carros e cavalos (Salmos 20.7 e Isaías 31.1), mas na força do Senhor, pois ele é nosso povo, nossa nação e nosso refúgio. Emanuel, assim, pode significar “Deus é nosso povo”, ou seja, se Deus está conosco, temos um povo a nosso favor, uma nação celestial que trabalha em nosso benefício (Hebreus 1.14).

Passando à segunda parte do estudo, analisemos o termo hebraico ‘el, geralmente traduzido por “Deus”, mas que também pode ser entendido como “pilar”, como em Ezequiel 40.48. Ou seja, Emanuel também pode significar “Conosco está o pilar”, pois se nossa casa está edificada sobre a rocha (Mateus 7.24), que é Cristo (Atos 4.11), e temos um pilar que nos liga a essa pedra, somos firmes, por meio da Palavra do Senhor, através da fé e por sua graça (Romanos 5.2).

Peço a Deus, em Nome de Jesus, que a firmeza, a unidade e a verdadeira fé que há em Cristo possam abençoar tua vida!

Daniel Lago
Jornalista formado pela UFRJ, doutor em Linguística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e professor de Filosofia da Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tendo estudado hebraico na Sinagoga ARI, em Botafogo – RJ.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

A voz do vento

O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele qué nascido do Espírito. (João 3.8)


Decisões decidem o futuro, “no início as coisas são difíceis, no meio quase impossível, mas se perseverarmos até o fim, as coisas acontecerão”. Andar com é Deus é mais que receber suas bênçãos, é ser uma labareda de fogo, enviada por Ele pelo sopro do Espírito, incendiando nações com sua glória. Desde os primórdios da história de fé dos homens, Deus trabalha seus servos enviando-os de uma terra para outra, como o fez com Abrão, Isaque, Jacó e tantos outros.

Vivemos em 2011 um ano admirável na nação brasileira, pois comemoramos o centenário do pentecostalismo no Brasil, uma obra tremenda, inexplicável pela ótica humana, que teve início com dois jovens que cumpriram o versículo citado no início deste artigo, e sem dinheiro, estratégia ou amparos humanos iniciaram esta fenomenal obra. Gunnar Vingren e Daniel Berg, tinham a visão de evangelizar o mundo. Numa reunião de oração receberam uma profecia: estavam sendo chamados para pregar a Palavra em um lugar chamado Pará. “Deus falou muito conosco. Além de mencionar o local para onde deveríamos ir, disse que a população era muito simples, que deveríamos lhes ensinar os rudimentos da fé. Ainda pudemos ouvir pela primeira vez, a língua que falava aquele povo: o português”. Conta Vingren em seu diário. Berg escreve em suas memórias: “No dia seguinte fomos a uma biblioteca para descobrir se em algum lugar do planeta havia um lugar com esse nome. O encontramos no norte do Brasil, mas era tão longe, que precisamos orar durante alguns dias. Pedindo confirmação ao Senhor”. Sem apoio de qualquer missão, os dois missionários foram para Nova York em 1910. De lá partiram para o Brasil, chegando a Belém, no Pará, dia 19 de novembro. A história é admirável e perseverante. (acompanhe o fascículo centenário do pentecostalismo brasileiro na revista IGREJA)

Histórias assim precisam nos motivar e parametrizar com relação ao nosso chamado, Jesus disse: “minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou”; queremos fazer a obra, produzir para Deus, mas muitas vezes frustramos porque trabalhamos muito e vemos pouco ou nenhum resultado. Para que resultados em nossa vida e ministério aconteçam, precisamos além de estar com as vestes brancas e óleo sobre a cabeça, estar no local geográfico que Deus quer que estejamos. Berg e Vingrem eram Suecos e foi do outro lado do globo que Deus decidiu usá-los. Esta prova, este quebrantamento de sair da terra da parentela e ir para o local onde Deus mostrar, é algo que vemos repetidas vezes Deus fazer na vida de seus servos e servas, há uma unção sobre a decisão de se lançar em Deus e ir para onde ele mostra, Ezequiel 47 nos fala sobre as águas que nascem do templo, e a princípio é um rio que da nos artelhos, e mais côvados, nos joelhos, nos lombos, enfim, um rio caudaloso só atravessado a nado, a sequência é de entrega, perda de controle, quanto mais Deus tem o controle maior poder flui de nosso interior, evangelho concluí-se em quanto Deus tem de nós e não o quanto nós temos de Deus.

Não quero aqui criar o conceito de que só longe de sua terra natal você fluirá no máximo que Deus tem para você, só o Pai conhece cada vaso e o trabalho que tem a desenvolver em cada um para ter tudo deste. Quero aqui lhe encorajar a se lançar em Deus, nas suas seguranças: emocionais, físicas, financeiras, em suas expectativas de vida sonhos e planos, enfim, em todo seu controle, pois somente após se entregar 100% a Deus verá o impossível acontecer. Esse lançar em Deus tem o princípio da entrega total e via de regra nossa terra, em todos os sentidos, é nossa segurança, por isso: “Porque, quanto ao SENHOR, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é perfeito para com ele.” (2 Cronicas 16.9.)

Ouça de Deus qual é a direção para sua vida e vá sem medo, e após esse desatar de seguranças humanas Deus o terá em totalidade e você poderá como Berg e Vingren puderam ver o impossível acontecer.

Pr. Romney Cruz
www.pregandoapalavra.com.br

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Icabode

Icabode


O episódio de Icabode está registrado em I Samuel 4.12-22 com destaque no verso 21. A mulher de Finéias, nora do sacerdote Eli, deu à luz a um menino. Estava sentindo fortes dores. Morrendo, com voz baixinha, disse: “Chamem o menino de Icabode, pois de Israel foi-se a glória”, e por que?
- o esposo morreu;
- o sogro morreu;
- o cunhado morreu;
- a Arca estava em poder dos Filisteus.

Depois destas tragédias, nada mais lhe tinha significado: nem o filho e nem a própria vida. Balbuciou “Icabode” e morreu.

No Episódio de Icabode temos algumas lições.

A CAUSA DO ICABODE
O pecado. Finéias e seu irmão, Ofni, brincaram com o pecado. O texto sagrado nos informa que estes moços abusaram sexualmente das mulheres que foram à Arca do Concerto; roubaram grande parte do sacrifício que o povo trazia para o Senhor; ameaçavam o povo se não lhe dessem a carne do holocausto; e tomavam à força aquilo que pertencia ao Senhor. O seu procedimento escandalizou o povo, que começou a se afastar da Casa do Senhor. Se “o salário do pecado é a morte”, os dois jovens morreram no campo de batalha. E Israel, sem a luz divina, entrou em depressão. Ficou abatido e triste, em confusão e vergonhosamente derrotado.

TEMOS HOJE ICABODE?
O Icabode da esposa de Finéias tem ampla repercussão em nossos dias. O grande Icabode de hoje chama-se RELIGIOSIDADE. O crente lê um trechinho da Bíblia, balbucia uma oração e está livre para a praia ou sítio. Volta à noite no domingo, cansado, e nem se lembrou de sua igreja e dos seus irmãos que se reuniram para louvar o Senhor.
Quando estive na Itália, preguei o evangelho para uma pessoa, que foi logo dizendo: sou católico. E quanta religiosidade nesse povo, como a figueira com folhas e nenhum fruto. Quantos lares hoje vivem Icabode. Aparências de piedade sem qualquer vida em Cristo. Lares onde a luz de Cristo está apagada. Jesus não tem lugar nesses lares. O altar está apagado, a alegria fugiu e a paz desapareceu.
E quantas igrejas vivem Icabode. Em algumas delas lemos alguns tristes epitáfios: aqui jaz uma igreja que ardia no fogo do Espírito, hoje vive pela morte; uma igreja missionária, hoje se esqueceu do “ide” do Senhor Jesus; uma igreja que contribuía alegremente, hoje vive de desculpas; uma igreja que vivia santidade e amor, hoje vive com um pé no mundo e outro na igreja. Vai chegar um dia quando diante do Senhor, ouviremos “presta conta da tua mordomia”.
Temos hoje Icabode da mentira, do fumo, da vida impura. Vivem relaxadamente, sem qualquer compromisso com a vida e com a verdade, com o amor e o trabalho do Senhor. Vimos aos montes nos Estados Unidos templos maravilhosos fechados. Como Finéias, brincaram com o pecado e o pecado os engoliu.

EXISTE UM CAMINHO PARA O ICABODE
Um deles é deixar a Igreja e permitir que o mundo entre nela, isto é, na igreja. Mundo é mundo; igreja é igreja. São opostos. No final, o mundo leva para o inferno e Cristo para o céu. Quando Abraão voltava do Egito, deixou seu sobrinho Ló escolher Sodoma, que foi destruída. Uma jovem crente pensou que podia testificar de Cristo nos bailes e noutros divertimentos do mundo. Depois de muito tempo quis voltar aos caminhos do Senhor e não foi fácil. Um jovem nos sertões de Minas Gerais converteu-se a Cristo. Teve saudades do mundo, e foi. Tempos mais tarde, voltou à igreja e afirmou: eles, os incrédulos, me bateram e me expulsaram dizendo: vai, vagabundo, volte para a sua igreja; aqui não é seu lugar. A linha que divide mundo e igreja está se apagando e carece de uma decisão da nossa parte.

E A PALAVRA DE DEUS É SEVERA
Tiago 4.4 nos adverte: “Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois que quer ser amigo do mundo, constitui-se inimigo de Deus”.
Convido o prezado leitor a examinar outras sérias advertências de Deus: II Coríntios 6.14, João 15.19 e I João 2.15.
Se você porventura tomou um dos caminhos ICABODE, volta ao caminho de Deus, que o receberá como o pai do pródigo recebeu o filho que se perdeu no pecado. Arrependido, voltou e participou do banquete que o pai comemorou pela sua volta.

Pr Enéas Tognini
Igreja Batista do Povo
www.batistadopovo.org.br

sábado, 15 de janeiro de 2011

Vitória



Nunca se falou tanto sobre vitória. Neste artigo, analisaremos as Escrituras com o fim de descobrir se o conceito bíblico de vitória é o mesmo que tem sido divulgado.


Nosso versículo de referência é 1 Crônicas 29.11:
“Teu, SENHOR, é o poder, a grandeza, a honra, a vitória e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra; teu, SENHOR, é o reino, e tu te exaltaste por chefe sobre todos.” (Revista e Atualizada).

Em hebraico, a palavra “vitória” é “netsach”, que pode significar “objetivo” ou “esplendor”. A princípio, não vemos nenhuma relação entre um objetivo e algo que brilha. Todavia, a palavra “alvo” possui ambas as ideias, pois vem do latim “album”, que significa “clareza”, “brancura”. Todo alvo, para ser atingido, deve ser claro e aparente. É muito difícil acertar um alvo no escuro. Todavia, em um local iluminado, o alvo é facilmente atingido. Temos, aqui, uma primeira reflexão: Se a vitória é o objetivo do cristão, é preciso ter, de forma clara, qual é o alvo. Para isso, precisa-se da luz para revelar onde está o alvo.

Para alcançar a vitória, portanto, é necessário descobrir onde está o alvo, através da luz que o ilumina. A luz é a Palavra de Deus, como está escrito: “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para os meus caminhos.” (Salmo 119.105). Qualquer promessa de vitória que não está calcada na Palavra de Deus trará uma falsa vitória.

Não é possível encontrar o verdadeiro alvo e a verdadeira vitória sem a orientação da Palavra de Deus. Paulo nos ensinou sobre o alvo do cristão: “Prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” (Filipenses 3.14.) O termo grego para vocação é “klesis”, que significa “chamado”. Nosso chamado, que é o nosso alvo e a nossa vitória, é o seguinte: “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado.” (Marcos 16.15). Somente quem prega o verdadeiro evangelho terá a verdadeira vitória.

Hoje em dia, porém, tem sido pregado um evangelho muito diferente daquele que Jesus pregava. O evangelho é a mensagem da salvação, como está escrito: “Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê.” (Romanos 1.16). Ou seja, nossa vitória é a salvação de nossa alma, é a vida eterna. E aquele que é salvo de verdade, trabalha para a salvação dos outros. Este obterá a verdadeira vitória.

Cristo disse o seguinte sobre a vida eterna: “a vontade de meu Pai é que todo homem que vir o Filho e nele crer tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia” (João 6.40). Quem vê o filho, descobre que ele é o alvo e crê nele, e vai em direção a ele, se lança sobre ele, como está escrito: “Todo o que cair sobre esta pedra ficará em pedaços; e aquele sobre quem ela cair ficará reduzido a pó.” (Mateus 21.44.) O néscio recusa a Cristo, e no final dos tempos Jesus cairá sobre ele como uma rocha e o esmagará. O homem prudente, porém, ao ver o alvo, que é Cristo, se lança sobre ele e é quebrado em pedaços, quebrantado, como o vaso na casa do oleiro (Jeremias 18.2), para ser feito novamente. Este é o novo nascimento, que embora doloroso, é fundamental para que alguém alcance a verdadeira vitória, que é a vida eterna.

Na verdade, quando o texto fala que o homem que cair sobre a pedra, que é Jesus, ficará “em pedaços”, a expressão grega é “sunthlasthêsetai”, cujo equivalente hebraico é “shabar”, que pode significar também “nascer”. Ou seja, quem cair sobre Jesus e for quebrado passará pelo novo nascimento, condição fundamental para alcançar a vitória, isto é, entrar no Reino de Deus, como Jesus disse a Nicodemos: “Quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus.” (João 3.5.)

Hoje, buscam-se vitórias em conquistas materiais e em prestígio social. Cristo, porém, nos ensinou: “Não obstante, alegrai-vos, não porque os espíritos se vos submetem, e sim porque o vosso nome está arrolado nos céus.” (Lucas 10.20.)

Em hebraico, portanto, a vitória está ligada a manter-se no objetivo, seguindo o alvo. A palavra grega para alvo é “skopos”, que assim como o equivalente hebraico “mattarah”, pode significar “prisão” ou “olhar”, porque tanto o alvo como a prisão devem ser vigiados de modo constante e cuidadoso. Quem não vigia, perde o alvo, perde a vitória, e o inimigo que estava preso foge e inicia uma revolta. Assim aconteceu com Acabe, que deixou seu prisioneiro fugir e perdeu a vitória que poderia ter alcançado (1 Reis 20.42). Muitos cristãos, infelizmente, estão se enganando, crendo que a vitória guardada para eles reside em benefícios materiais, riqueza e poder. Peço a Deus, em Nome de Jesus, que eles possam escutar o verdadeiro evangelho a tempo, o Evangelho do Reino, e não da prosperidade.

O curioso é que a palavra hebraica para vitória, “natsach”, também pode significar “mestre do canto” (Habacuque 3.19), pois “netsach” significa “eminente” ou “aquele que brilha”. O mestre de canto era uma pessoa eminente na sociedade, e sua função era trazer a eternidade para a vida dos homens, pois, em hebraico, “natsach” também pode significar “aquele que torna as coisas permanentes”. Ou seja, a função do mestre de canto é exaltar a Palavra de Deus, abrindo, assim, um caminho para a eternidade.

A palavra “natsach” é formada por uma raiz de três letras: nun, tsadi e chet. No alfabeto proto-semítico (que originou o alfabeto hebraico), a letra nun tem o desenho de uma semente, e significa “frutificação”. A letra tsadi tem o desenho de um homem deitado de lado, e significa “lateral”, “espreita”. A letra chet tem o desenho de um muro, e representa “o lado de fora”. A união das três letras tem o significado de “aquilo que brota para fora”, ou “aquilo que se expande para fora e continua”. Esta é a característica do mestre de canto, e de todo cristão vitorioso: dele sai uma fonte de água que jorra para vida eterna (João 4.14), pois dele brota a Palavra de Deus para a salvação de muitos. Isso fará com que ele permaneça para sempre.

Somente o cristão que prega o verdadeiro Evangelho, aquele mesmo que Jesus pregava, conhecerá a verdadeira vitória, que é o alvo da soberana vocação que há em Cristo Jesus!

Daniel Lago
Jornalista formado pela UFRJ, doutor em Linguística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e professor de Filosofia da Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tendo estudado hebraico na Sinagoga ARI, em Botafogo – RJ.
daniel4310lago@yahoo.com.br / imersaoeintimidade@yahoo.com.br

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Deus me deu o dom da voz


"Deus me deu o dom da voz”


A poderosa frase escrita num sujo cartaz mudou a história de um mendigo nos Estados Unidos. A imprensa mundial mostrou a incrível história de Ted Williams, um ex-locutor de rádio que vivia nas ruas até ser descoberto por um jornalista. O repórter se interessou em conferir se de fato o que estava escrito no papel, nas mãos do pedinte, era verdadeiro. Hoje, Ted é conhecido como “o homem da voz de ouro” e virou notícia em todos os meios de comunicação.

Este homem ganhou muito mais do que fama, moradia, emprego e dinheiro. Ele teve de volta o que um dia lhe foi roubado pelos erros do passado. O radialista tinha tudo para bilhar desde jovem, mas se deixou levar pelos enganos da vida e, simplesmente, perdeu tudo; da família à dignidade.

Existem muitas histórias parecidas com a de Ted. Gente que tem tudo o que precisa para ser feliz, mas não sabe valorizar os tesouros que tem nas mãos. Prefere fechar o coração para o amor verdadeiro e abrir os olhos para um caminho de engano. Gente que quer ser livre, mas que só acaba prisioneira, não dos outros, mas dela mesma.

O mundo é uma grande vitrine aberta, mas cuidado com o que você deseja. Escolhas erradas podem ter um preço alto e, mais cedo ou mais tarde, a conta vai chegar. Sem os tesouros que um dia foram desprezados, príncipes se tornam mendigos. A culpa é implacável e capaz de transformar ricos em miseráveis.

Talvez você se encontre hoje nessa situação, vítima de suas próprias decisões, vivendo em esquinas movimentadas e mesmo assim se sentindo só. Mas Ted, o mendigo mais famoso do mundo, nos ensina uma lição.

Para deixar a sarjeta da vida é preciso bem mais do que admitir os erros e buscar ajuda. Ted perdeu dinheiro, família, amigos e tudo o que tinha conquistado, mas sabia que dentro dele ainda estava algo que ninguém poderia tirar. Não era simplesmente a linda e potente voz, mas a certeza de que ela vinha Daquele capaz de lhe dar uma nova chance.

Paz e sucesso !!!

Juliano Matos
Jornalista
julianomattos@yahoo.com.br

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Levante-te

                            
 
Desvendando o original


Em estudos anteriores vimos que quando o Senhor fala, na verdade Ele está dando uma ordem, pois em hebraico o termo falar (daber) também pode significar “ordenar” ou “colocar em ordem”. Na presente análise, estudaremos o que Deus falou a Jeremias quando lhe deu a seguinte ordem:
“Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras” (Jeremias 18.2 - Versão João Ferreira de Almeida Atualizada).

Em hebraico, o termo “levanta-te” é “qum”, palavra que possui uma gama de significados e um extenso grupo de verbetes que dela derivam. A letra “q” hebraica, chamada “qoph”, tem em seu desenho original, no alfabeto proto-semítico, o sol no horizonte. Por isso, além de outros significados, a letra “qoph” traz a ideia do sol nascente. É por isso que “qum” significa “levantar”. Assim, quando Deus diz a Jeremias “levanta-te”, este é um chamado para que o profeta não deixe seus frutos escondidos sob a cama (Lucas 8.16), mas faça resplandecer a luz que nele havia sido colocada pelo Senhor. Deus estava dizendo a Jeremias: “Levanta-te e permita que o sol da justiça (Malaquias 4.2) brilhe através de sua vida. Não enterre seu talento (Mateus 25.18)”.

Não enterre, portanto, seu talento. Deus o entregou a você para que possa multiplicar o evangelho nessa terra árida que tanto anseia pela revelação da Palavra dele. Permite que, através de sua vida, Cristo possa converter o “deserto em lençóis de água e a terra seca em mananciais” (Salmo 107.35).

A raiz da expressão “levanta-te” (qum) é formada por apenas duas letras, o “q” hebraico (qoph) e o “m” hebraico (mem). A letra hebraica “mem” tem em seu formato original, no alfabeto proto-semítico, o desenho de ondas, que representam a água (mayim) e o mar (yam). Ainda que houvesse pescadores entre os judeus, o mar era um lugar desconhecido e temido na cultura judaica. Isso fica claro quando vemos a semelhança entre os termos hebraicos “yam” (“mar”), “ayom” (“terror”, “medo”), “eymah” (“horror”, “pânico”), “eymiym” (“terrores”, também nome de uma tribo cananeia composta por gigantes citada em Deuteronômio 2.10). Outro exemplo linguístico de que para os judeus o mar era um local temido por ser desconhecido está na pergunta “mah?”, que significa “o que?”, que denota algo que é desconhecido. Na verdade, a palavra hebraica para água (mayim) é o plural de “o que?” (mah). Em hebraico, portanto, água significa “o que?” no plural, ou “os desconhecidos”. Isso não é de admirar, pois em alemão, o termo “wasser” (água) pode ser visto como o plural de “was” (o que?), assim como em inglês temos “what” (o que?) e “water” (água). Dessa maneira, vemos que, no idioma hebraico, a letra “m” (mem), que representa a água, simboliza algo desconhecido ou temido.

Portanto, na expressão “levanta-te” (qum) temos a união das letras “qoph” (“sol nascente”) e “mem” (“água”, “desconhecido”, “terror”). Assim, quando Deus diz a Jeremias “levanta-te” (qum), Ele está dizendo: “Levante-se com o sol da justiça e conquiste o medo que te impede de cumprir com a minha vontade”. Jeremias sabia que o “levanta-te” significava um chamado para que parasse de temer a morte e a perseguição por pregar a Palavra. Está na hora de a verdadeira Igreja se levantar portando a verdadeira luz da salvação, o sol da justiça, vencendo o medo de perder o emprego, os amigos, a reputação e a vida. Devemos ter em mente o seguinte: “Quem quiser, pois, salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por causa de mim e do evangelho salvá-la-á.” (Marcos 8.35.)

A melhor coisa que um verdadeiro cristão pode fazer é obedecer a Deus, ainda que a ordem pareça insana. Vemos, na Bíblia, inúmeros exemplos de ordens dadas por Deus que aos olhos dos homens eram loucura. O caso de Abraão e Isaque é apenas um deles. Poderíamos escrever livros e livros somente sobre este tópico. Porém, podemos citar uma ordem divina, em especial, que apesar de aparentemente insensata, mostrou-se eficaz:
“E ele disse: Vem! E Pedro, descendo do barco, andou por sobre as águas e foi ter com Jesus.” (Mateus 14.29.)

Ao olhamos as letras que compõem a expressão hebraica “levanta-te” (qum), podemos entender tal termo como “levanta-te sobre as águas”. Ou seja, quando Deus disse a Jeremias “levanta-te”, ele estava fazendo uma convocação tão louca quanto o convite feito a Pedro por Jesus para que, com ele, andasse sobre as águas. Os discípulos estavam com tanto medo do mar, da escuridão e da tempestade que chegaram a gritar e prantear (Mateus 14.26), e não reconheceram que era Jesus que se aproximava deles. Muitas pessoas ainda não conseguem enxergar o plano de Deus para suas vidas por causa do medo, e enxergam Jesus como um inimigo, ou um fantasma que delas se aproxima. Creem que o descer à casa do oleiro é uma maldição, assim como acreditavam muitas das pessoas que foram enviadas ao cativeiro babilônico. Jeremias, porém, sabia que era difícil, mas não impossível, fazer um vaso novo. Se esse mal o aflige, o Senhor diz para você agora: “Levanta-te, pelo poder do Nome de Jesus! Eu te dou forças agora para vencer o desespero, andar sobre as águas e vir ter comigo!”

Por fim, o termo hebraico “qum” origina três diferentes palavras, todas presentes em Jeremias 44.29: “lugar” (mâqom), “certamente” (qom) e “subsistirão” (yâqumu). No versículo citado, tais palavras foram usadas para juízo. Porém, eu lhe garanto que se você se humilhar, e orar, e buscar a Jesus de verdade, e se converter dos seus maus caminhos (2 Crônicas 7.14), o Senhor o colocará em um lugar (mâqom) onde há um manancial de vida, onde você certamente (qom) não será destruído, mas subsistirá (yâqumu) para sempre, como grãos (qamoth) recolhidos ao celeiro do Senhor (Mateus 13.30)!

Seja liberto do medo, do desespero e da incerteza, e levante-se como um soldado de Cristo, em Nome de Jesus!

Daniel Lago
Jornalista formado pela UFRJ, doutor em Linguística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e professor de Filosofia da Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tendo estudado hebraico na Sinagoga ARI, em Botafogo – RJ.
daniel4310lago@yahoo.com.br / imersaoeintimidade@yahoo.com.br

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Aperfeiçoamento e relacionamento com Deus

                                              

O que compõe, de fato, esse relacionamento?

É ler a Bíblia todos os dias – Ir à Igreja regularmente
Procurar cumprir os mandamentos!

Coisas que talvez façamos, como assistir novelas, leituras inúteis
Pra nós perdem totalmente o valor
Quando passamos a ter com o Senhor
Um íntimo relacionamento
Precisamos entender o que é que Ele quer
De fato, das nossas vidas
Na Sua Palavra, está escrito como esclarecimento:
- “Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor”

Será que nosso comportamento não esteja precisando
De um bom aperfeiçoamento?
“A chave é gastar tempo pessoal de qualidade com Deus”
Daquilo que o Senhor quer de nossas vidas
Devemos buscar o conhecimento!
E também nos diz:
Aquele que se coloca sob a minha proteção
Que faça paz comigo!

Um coração sem o Espírito Santo
Torna-se presa fácil do inimigo
E logo entra em tormento
Para que Jesus nos veja e abençoe
Precisamos vê-lo, e pra vê-lo, precisamos olhar pra Ele
E só assim haverá um pleno envolvimento.
Estaremos alegrando o Seu coração
E recebendo fortalecimento.

Em Efésios podemos ler que não conseguimos
Entender o amor do Senhor
Porque esse amor excede todo entendimento
Não podemos nem devemos querer entender
Mas simplesmente amá-lo
Fazendo a Sua vontade para agradá-lo
Todos os dias, a cada momento!

Marilsa Brito - membro da Igreja Batista Renovada de Buritama

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Tema do ano 2011


Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor (Hebreus 12:14).


SANTIFICAÇÃO

DEFINIÇÃO  
Uma obra da Graça

Autor
Deus!
É uma obra de Deus!

SENTIDO
Definitivo e Progressivo


MEIOS INDISPENSÁVEIS
A Palavra de Deus 
A Fé
A Oração
E a Disciplina.
RESPONSABILIDADE TOTAL
A pessoa cristã.

MEIOS FALSOS
Distorção da Lei de Deus.
Falta de Base Bíblica. 
O Perigo do Retrocesso.
E a Falta de Resultados.

O PROPÓSITO DIVINO
Preservar a imagem e semelhança de Deus que está no homem. Fazer o homem voltar à sua origem.

Vamos impactar as pessoas com uma vida diferente, seja no trabalho, em casa, na rua, em qualquer lugar levar a santidade para que o mundo veja Cristo se manifestar em nossas vidas!